quinta-feira, 24 de julho de 2014

Análise - Dançar Tango em Porto Alegre (Sérgio Faraco)

Maior parte da obra se dá dentro de um trem de Uruguaiana com destino à Porto Alegre. O conto relata o envolvimento amoroso do protagonista com uma passageira do trem, Jane. Sendo no começo um envolvimento lento, Jane pede para que o protagonista consiga-os uma cabine, após uma pausa feita pelo trem em Santa Maria. 
Na cabine Jane se apresenta e desabafa sobre a situação de saúde do seu marido, do seu filho, de sua vida em geral, querendo naquele momento somente esquecer de tudo. O protagonista, como um homem velho e solitário, querendo também esquecer a sua situação se envolve cada vez mais com Jane, o clima esquenta cada vez mais e os dois acabam por se envolver sexualmente. Este momento os proporcionou novos sentimentos que superaram suas tristezas.
Com sentimentos diferentes, o protagonista queria estabelecer um relacionamento entre os dois, pois por causa dela já não se sentia o mesmo. Porém, ela recua ficando distante e fala que tudo parece um tango. Depois que se separaram, um acontecimento os reúne, o trem atropelou um animal e ambos pensam que foi o suicídio do outro e correm acabando por se encontrarem. O fato de Jane ter perguntado o seu nome e ter corrido até ele fez com que o protagonista tivesse certeza que eles poderiam estabelecer um relacionamento, que ele poderia "dançar esse tango".

Sendo característico do autor o foco no sentimentalismo dos personagens, dessa vez ele destacou o amor, ele que superou os problemas pelos quais ambos os personagens sofriam. O autor expressa a importância deste sentimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário